quarta-feira, 1 de maio de 2013

7º ano - todos os assuntos que vamos trabalhar essa unidade

7º ANO - IIª UNIDADE
 
FAREMOS DIFERENTE NESSA UNIDADE!

Todos os assuntos serão postados aqui, sejam em forma de links, nos quais você pode achar as respostas para as questões, ou vídeos para você assistir e se apropriar dos conteúdos a serem estudados e tudo isso será cobrado nas avaliações formais, ou seja, não haverá consulta aos livros no dia das prova.

1º Assunto:

A África negra antes dos europeus: o Império do Mali e o reino do Congo.

Sites para pesquisar: (é só clicar no link e você vai para a página)

http://historiaemfocosl.blogspot.com.br/2011/12/africa-negra-antes-dos-europeus-o.html

http://www.audacia.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EkpAZFApVyRdzlQCfi

Aula: (só dá para assistir se sua conexão for boa) clica no link:

http://prezi.com/ds4lytfxbkfu/apresentacao-do-plano-de-aula-da-disciplina-de-cultura-etnico-racial/

Questões:

1. Em que região da África se localizam:
a) a República do Mali?
b) a República Democrática do Congo?
c) a República de Angola?
2. Qual a importância de Sundiata Keita para seu povo?
3. Elabore uma tabela sobre a economia do Mali:
a) principais produtos agrícolas:
b) atividades econômicas:
c) produtos comercializados pelos malienses:
4. Elabore uma ficha sobre o Reino do Congo com as seguintes informações:
a) a formação do reino Congo:
b) o título do senhor do Congo:
c) o governo do Reino do Congo:
d) as formas de pagamento de impostos:
5. Compare a escravidão existente na África antes dos europeus com aquela praticada por eles a partir de século XV:

Assista ao vídeo sobre a África:




Copie as perguntas e responda em seu caderno, ou imprima estas questões e responda-as, entregar para a professora:

África Negra: o Império do Mali e o Reino do Kongo

1) Após assumir o poder no Mali, Sundiata é proclamado mansa (imperador). Qual religião foi adotada por ele? De que forma se relacionou com os reinos vizinhos? Como organizou o território?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Sundiata Keita convidou representantes de todas as províncias e das corporações de artesãos e mercadores para morar na capital do Império Niani. Que outros empreendimentos ele fez e quais as suas consequências?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Responda a questão 9 do livro (pág. 70/71):

4) Correlacione às colunas:

a) Mansa                               (      ) Livro Sagrado para o povo muçulmano, lá encontram-se relatos
                                                       sobre a vida e as ações do profeta Maomé.

b) Wangara                           (      ) Religião que adora a um único Deus e seu nome é Ala.

c) Griots                                 (      ) Título que equivale a imperador, seguindo os preceitos islâmicos.

d) Corão                                (      ) Mercadores que comercializavam ouro, sal, cobre e nozes de cola.

e) Islã                                     (      ) Indivíduo encarregado de preservar e transmitir as histórias,                                                                lendas e canções de seu povo.

5) Como eram escolhido o ManiKongo (Senhor do Kongo)? Como ele atuava em seu governo?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Os governadores das províncias deviam recolher os impostos e direcioná-los para o rei. Além da moeda, quais outros produtos poderiam servir para pagar os impostos? Descreva também a moeda utilizada no reino do Kongo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Dentro da estrutura familiar quais eram as tarefas das mulheres e a dos homens no Kongo?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Por que os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres? Quais objetos eles confeccionavam?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ DIA 20/05/13.


2º Assunto:

As Grandes Navegações e Colonização portuguesa: administração

 Questões:

A maioria das respostas está no livro nas páginas 162 a 179 e 232 a 247, ou nos sites abaixo:
 
 
 
Copie as questões ou imprima-as. Responder em folhas de papel pautado ou papel fichário (Será avaliada a organização, limpeza, letra legível e a pontualidade na entrega da atividade), obrigatório vir esta via anexada a atividade, como CAPA.
 
1)      As Grandes Navegações referem-se ao conjunto de viagens de longa distância empreendidas pelos europeus durante os séculos XV e XVI. Quais os reais perigos enfrentados pelos navegantes e os perigos imaginários?
 
 2)   O principal motivo para os europeus se lançarem por mares nunca antes navegados foi à ambição de conseguir as especiarias e artigo de luxo vindo do distante Oriente (principalmente da Índia). Neste período os Árabes dominavam o comércio pelo mar Mediterrâneo e só comercializavam com os mercadores italianos, como eram artigos de muita importância na culinária para conservação e melhoria do sabor dos alimentos e outros produtos como seda e porcelanas finas inexistentes na Europa, portanto, mercadorias de alto valor de revenda, com isso ele poderiam ficar ricos. Pesquise aqui na NET imagens das especiarias e destaque três e descreva quais são suas utilidades:
3)   Cite os motivos pelos quais Portugal foi o primeiro país da Europa a explorar o oceano Atlântico:
4)  Descreva um pouco sobre o príncipe D. Henrique e o estímulo aos estudos náuticos conhecidos como Escola de Sagres e o périplo africano:
5)  Fale um pouco sobre Vasco da Gama e Cristóvão Colombo e a importância dessas 'figuras' para as Américas:
6)   Em 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas, detalhe esse acordo:
7)  Faça um resumo da página 172 e 173, que fala sobre Cabral toma a posse das terras brasileiras:
8)  As Grandes Navegações trouxeram grandes mudanças no cenário mundial, quais foram elas?
9)  Ao chegar a esta parte da América, em 1500, os portugueses não encontraram ouro nem prata; por isso, preferiram continuar se dedicando ao lucrativo comércio de especiarias (pimenta, corantes diversos, noz-moscada, cravo, canela, gengibre, etc.) com a África e o Oriente. Isso explica porque, nas primeiras décadas de 1500, o governo português demonstrou pouco interesse pelo território que hoje chamamos de Brasil. Descubra qual foi a primeira forma de exploração econômica em terras brasileiras, inclua no seu relato o que são feitorias e escambo:
10)  Por que D. João II decidiu enviar para cá, em 1530, uma Expedição Colonizadora?
11)  O que foram as Capitanias Hereditárias? Quem eram os donatários? Quais obrigações (deveres) e direitos dos donatários?
12)  Faça um resumo da página 237 a 240: (coloque os pontos mais importantes de cada governo)
13)  Quem era considerado os “homens bons” e quais seus poderes nas Câmaras Municipais:
14)  Qual relação existia entre o poder central e a Igreja Católica? Como ela fazia para expandir o número de fiéis?
15)  Busque fazer um pequeno relato biográfico do nosso atual papa Francisco e descubra qual é sua 'linhagem' (ordem) religiosa e destaque a importância desse grupo para a expansão do catolicismo nas principais vilas do Brasil e como eles conseguiam essa proeza?
16)  Até 1580, os jesuítas foram os missionários “oficiais” da Coroa portuguesa. Depois de alguns desentendimentos com a Coroa devido aos aprisionamentos dos índios para serem escravizados, o que eles eram veementes contra, o Brasil vai receber diversas ordens religiosas. Quais foram elas?

17) Milhões de escravos entraram no Brasil até o século XIX, tanto pelo tráfico legal como por contrabando. De acordo com a procedência predominante, ocorreram três grandes levas, ou “ciclos”, vindos da Guiné no século XVI (entre 50 mil e 100 mil); de Congo e Angola no séc.XVII (cerca de 600 mil); da Costa da Mina no séc. XVIII (cerca de 1,3 milhão). Na fase da ilegalidade, séc. XIX ocorreu o ciclo da Baía de Benin. Faça uma pesquisa na NET e descubra quais destas etnias citadas aportaram na Bahia, assim que descobrirem nossas origens africanas, investigue de quais países são os nossos ascendentes africanos e como vivem hoje em suas terras natais.
18) Imprima ou decalque (se for à mão em papel seda ou manteiga) os seguintes mapas:
a) Tráfico Negreiro dos séculos XVI e XVII época da legalidade da escravidão:
b) Tráfico Negreiro do século XIX fase da ilegalidade:
c) Esboço da parte interna do navio negreiro descrevendo a disposição dos homens, mulheres e crianças durante a viagem: (NET) 
 
  ASSISTAM A AULA:
 



ESSAS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ DIA 03/06/13.



3º Assunto:
COPA DAS CONFEDERAÇÕES ATIVIDADE NO POST ANTERIOR.



2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se na África antes da entrada dos europeus existia escravidão e por que os europeus retiraram pessoas deste continente de que forma aconteceu este fato por favor recomende também livros.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se na África antes da entrada dos europeus existia escravidão e por que os europeus retiraram pessoas deste continente de que forma aconteceu este fato por favor recomende também livros.